Seguidores

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"LANÇAMENTO DO PROJETO "MISSÃO TOTAL-MG"

ASM - ASSOCIAÇÃO SULMINEIRA DE MISSÕES
O Projeto Missionário “MISSÃO TOTAL-MG” nasceu após uma extensa pesquisa do panorama evangelístico do estado de Minas Gerais.
Após o que foi constatada a enorme disparidade evangélica existente no estado.
O Evangelho obteve crescimento em apenas algumas e espaçadas áreas, de uma forma completamente irregular e mal distribuído.
Os grandes centros ou cidades maiores parecem ter tido a preferência dos evangelizadores, enquanto as menores cidades ficaram à mercê de um tempo evangelístico posterior. Embora se verifique também a existência de cidades de grande contingente habitacional com baixíssimo índice de evangélicos.
O estado de MINAS GERAIS, segundo o último censo do IBGE – ano 2000, traz uma estatística no mínimo preocupante. Minas Gerais ocupa o 11º lugar no ranking de crescimento no número de evangélicos de todo o território brasileiro.
O estado de Minas Gerais possui em torno de 20 milhões de habitantes, contendo um percentual próximo de 25% de evangélicos. Isso se considerarmos todo o percentual, evangélico realmente praticante e atuante dentro de suas denominações. Esse percentual ainda inclui as inúmeras seitas ditas evangélicas que contém em seu bojo um grande contingente de pessoas.
Como é comum, os evangélicos “parados” ou “desviados”, em sua maioria, nunca voltarem para o paganismo, se declaram evangélicos mesmo estando afastados completamente de suas denominações. Pensando dessa forma é de se concluir que o número de evangélicos genuinamente cristãos deve fazer parte de um percentual no mínimo 50% abaixo do anunciado pelo IBGE. Isto, sem dúvida, é alarmante!
Para termos idéia, segundo a pesquisa baseada no SEPAL, MAI e IBGE, o estado de Minas Gerais ocupa o 4º lugar em crescimento na Região Sudeste. O primeiro lugar é ocupado pelo estado do Espírito Santo, em segundo o Estado do Rio de Janeiro e em terceiro lugar o de São Paulo.
Surgiu então, diante deste quadro de tão grande necessidade, a criação do Projeto Missionário “MISSÃO TOTAL-MG”, que visa num período de 10 anos alcançar 182 cidades mineiras, que hoje possuam de 0 a 5% de evangélicos.
Tendo como objetivo para a execução do projeto, a criação de uma grande rede missionária, formada por elementos das várias denominações genuinamente evangélicas, que possuam a mesma ideologia missionária da ASM.
O IBGE dividiu o estado de Minas Gerais em 12 mesorregiões principais. Formando essas mesorregiões tem-se 66 microrregiões. A rede missionária a ser formada atuará diretamente, no período fixado, nessas meso e microrregiões, envidando todos os esforços para que a estatística evangelística de MG seja mudada para um patamar elevadamente positivo nesta década.
A forma de atuação será principalmente através da aplicação de atividades de missões comunitárias. Onde a evangelização pessoal será o instrumento principal desse empreendimento. Claro, não se descartará a evangelização de massa. Mas, se focará na evangelização de casa-em-casa, nas escolas, hospitais, presídios; evangelização urbana e rural. Nos bairros, cidades, vilas, arraiais e onde se encontrar o pecador sem Jesus, ali será o campo missionário da ASM através do projeto “MISSÃO TOTAL-MG”.
Serão utilizadas as mãos-de-obra de todo o seguimento evangélico, desde os obreiros, às obreiras; os que tiverem cargos ou não. Não serão descartados os trabalhos das crianças, adolescentes e jovens. Todos serão importantíssimos para a grande obra.
Serão criadas lideranças para coordenarem os trabalhos missionários e serão assim denominados inicialmente: Coordenadores Regionais, Microrregionais, Distritais e Comunitárias. Ficando a atribuição da liderança estadual do Presidente da ASM com a sua diretoria constituída.
Serão criados vários manuais para nortear as lideranças na execução de todas as atividades. Onde estarão explicitadas todas as atribuições.
Serão realizados trabalhos de conscientização estadual utilizando-se todos os meios de comunicação possíveis, também serão realizados diversos seminários, fóruns e atividades que visem a congregação das lideranças evangélicas do estado, assim como de outros que desejarem executar em conjunto o projeto.
Será criado um site especialmente para o projeto, que conterá todas as informações do campo missionário e onde cada parte integrante do mesmo poderá tirar as suas dúvidas e também deixar os seus relatórios, assim como as sugestões. Poderão deixar fotos, recados e conversar através de um chat especial que terá a finalidade de integração entre as várias frentes de trabalho.
Será criado um informativo impresso que se chamará: Correio Missionário. Nele serão divulgadas todas as atividades do campo missionário e trará em seu conteúdo todas as informações divididas por meso e microrregiões.
Será criada uma revista cujo nome será: Missão Total-MG. A idéia principal é ter uma revista específica para cada seguimento. Ex. MISSÃO TOTAL Obreiros, MISSÃO TOTAL Mulher, MISSÃO TOTAL Juventude, MISSÃO TOTAL Adolescentes e MISSÃO TOTAL Crianças.
Será criada uma rádio Web para contatar todo o campo missionário. Sendo via internet não haverá impedimento para ouvir ou participar das programações que estarão focadas no Projeto Missionário “MISSÃO TOTAL-MG”.
Serão criadas as CAFE – Curso Avançado de Formação de Evangelizadores. Serão escolas implantadas em todo o campo missionário para dar formação na área de missão comunitária. Onde serão ministradas matérias que ajudarão os evangelizadores em sua importante tarefa de ganhar os perdidos para Cristo.
O curso terá a duração máxima de 6 meses. Durante a realização do curso serão selecionados os elementos os quais serão os futuros ministradores e darão continuidade às escolas em suas regiões.
Serão criadas convenções Gerais: Estadual – anualmente; Regionais (fraternais) – bimestralmente.
Sempre quando necessário serão realizados seminários ou fóruns para aprimoramento da execução do projeto.
O custeio de toda a obra será feito através de doações dos afiliados e mantenedores.
Na medida em que houver a evolução do Projeto, há de se acrescentar mais conteúdo a esta apresentação, visando dirimir quaisquer dúvidas pertinentes.
Desde agora pedimos ao Senhor nosso Deus que nos abençoe, orientando-nos, mostrando todos os caminhos necessários a percorrermos, a fim de que obtenhamos o esperado êxito neste grande empreendimento necessário. Pois, só em Minas Gerais, temos cerca de 15 milhões de pessoas precisando serem alcançadas para Jesus.
Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia, abençoe a todos os integrantes da diretoria da ASM e também a todos aqueles que já abraçaram, ou virão a abraçar esta nobre causa.
Declararemos lançado na data de 24 de Julho de 2.010, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus-Ministério Missão Brasil, em Pouso Alegre-MG, o PROJETO MISSIONÁRIO “MISSÃO TOTAL-MG”.
Todos podem participar na execução deste grande projeto! Bata solicitar a Ficha de Filiação a ASM. Também obter maiores informações pelo e-mail: asmmissoes@gmail.com e pelos tels (35) 8831-6201 / 9952-3055.
DEUS SALVE MINAS GERAIS, DEUS SALVE O BRASIL E O MUNDO!

PR. FÁBIO MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário