Seguidores

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Estudo Bíblico: " Deus está com o crente também nas tempestades."

 


TEMA:
"DEUS ESTÁ COM O CRENTE TAMBÉM NAS TEMPESTADES."
 

E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Mateus 8:27
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Salmos 91:15

Introdução:

Quero meditar com os irmãos sobre o tema: " Deus está como crente também nas tempestades."
Tem momentos que pensamos que Deus nos abandonou,que Ele se esqueceu de nós,que estamos sozinhos, mas quando cremos em Sua Palavra, quando cremos em Deus, somos vitoriosos em todos os obstáculos.
Deus também está conosco nas tempestades, nos ventos contrários da vida.
Nas tempestades, nos mares, nos rios,  nos ventos, Deus está conosco, principalmente nos mares onde há ondas e as vezes o nosso barquinho parece que vai naufragar, quando ele balança de um lado pro outro e parece que não vamos suportar, mas Deus está conosco na tempestade e no mar.
Que Homem é este que até o vento e o mar lhe obedece?

Converte o deserto em lagoa, e a terra seca em fontes.
Salmos 107:35

Quem faz isso é o nosso Deus,só Deus faz estas coisas.

Caminhar na vontade de Deus não é necessariamente um caminho ensolarado onde tudo é favorável, não é só andar em campo florido, haverá dias em que o céu se mostrará enegrecido e teremos que andar em terras áridas nos momentos hostis da vida.


Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Salmos 91:15

Nessa tempestade que estamos vivendo, Jesus está conosco, neste dia, Jesus está conosco,e estará conosco até o fim.
Nesta tempestade aquieta-te porque Deus está contigo!
Jesus vai aparecer e vai acalmar o mar.


E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.
Atos 23:11

Paulo viveu ventos contrários quando Deus o enviou para Roma, sua jornada foi de muito sofrimento, porém ele não desistiu na caminhada e foi até o fim.
Não é porque estamos vivendo ventos contrários que estamos fora do caminho de Deus, mas sim, porque o caminho é estreito.
Nesta passagem vemos que era plano de Deus que ele fosse até Roma.
A sua caminhada foi muito difícil, houve naufrágio, ameaça de morte e tantas outras coisas, mas esta era a direção de Deus e ele precisava continuar mesmo passando por tudo isso.
Nós devemos glorificar a Deus mesmo nos momentos difíceis da nossa vida, em todo tempo,não podemos nos esquecer disso.
Se está faltando mantimento, glorifique a Deus, se a enfermidade chegou, glorifique a Deus, está passando por dificuldade, glorifique a Deus, se estás sem vestes, glorifique a Deus, em todo momento, aconteça  o que acontecer, glorifique a Deus.
Deus não nos deixa nunca, ele não nos abandona porque Ele disse em sua Palavra: Não te deixarei, nem te desampararei.
A vontade de Deus é que façamos a Sua obra, para que seu nome seja glorificado, mesmo que seja em meio a tempestades porque é Ele quem nos direciona.
O caminho tem dificuldades, mas se alguém desiste em meio a ela, perde a benção que está no final.
Temos que suportar a provação até ser aprovado como fez Apóstolo Paulo.
Na vida tudo passa, temos que ser pacientes!
Estarei com Ele na angústia, temos que crer nessa promessa.Deus está conosco.
Quando estamos no mar e a onda vem, nós pulamos ela, e na vida espiritual não é diferente.Quando vier as ondas, devemos pular e esperar ela passar.
A vida espiritual é como uma gangorra, as vezes estamos lá em cima, e outrora lá embaixo.Tem hora que afunda e parece que Deus não está conosco, mas Ele não nos deixa de forma alguma.
Deus é poderoso, mas quando nós não temos disposição para nos submeter ao que Ele quer, nós limitamos a vontade Dele em nossa vida.
Não devemos desistir diante da primeira dificuldade que aparece, porque Deus nunca nos dará fardo maior do que possamos carregar.Não seja crente covarde!

Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.Provérbios 24:10

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 12:10


Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Atos 20:24-25

É uma virtude quando nós entendemos a vontade de Deus na nossa vida mesmo quando os ventos são contrários.

E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.

E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.
E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda.
Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo,
Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.
Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.
É contudo necessário irmos dar numa ilha.

Atos 27:19-26

Nessa passagem,nós vemos uma coisa essencial para vida Cristã, seja qual for a circunstância, não devemos perder o contato com Deus.
A circunstância estava perdida, mas Paulo não perdia o contato com Deus.
Ele tinha o compromisso de pregar em Roma, então ele confiava, ele deixava Deus no controle de sua vida, e é assim que devemos agir.
Nós temos compromisso com aquilo que Deus nos deu aqui na Terra e Sua vontade é soberana.
Nós olhamos para os problemas dessa vida e não vemos solução, mas Deus é a solução para todos os problemas.
Devemos viver em Cristo, com Cristo e para Cristo porque está é  a vontade de Deus.
Quando José foi traído por seus irmãos,foi humilhado, perseguido, maltratado, ele não deixou os sonhos de Deus em seu coração morrer, ele creu na promessa porque ele tinha um compromisso com Deus e Deus tinha um compromisso com ele.Devemos ser como José.


Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.

Gênesis 37:11

Eram ventos da inveja!
Quantos invejosos se levantam contra nós?
Devemos continuar e não nos deixar abater como fez José que por inveja de seus irmãos sofreu tanto, mas continuou crendo.

Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor, dizendo: Por que estão hoje tristes os vossos semblantes?

E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.
Então contou o copeiro-mor o seu sonho a José, e disse-lhe: Eis que em meu sonho havia uma vide diante da minha face.

Gênesis 40:7-9

Não deixemo-nos abater pelas provações, porque elas fazem parte do esquema de Deus para nossa vida, para que sejamos instrumentos em Suas mãos.


Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

Êxodo 4:10-12

Para Moisés aquele momento era muito mais difícil de fazer do que quando ele quis porque antes ele estava no palácio.Mas agora, Deus estava com ele.

Um erro que se comete é pensar que como filhos de Deus não sofreremos provações.
Nós somos ajustados conforme a vontade de Deus para sermos a Igreja.
As vezes precisamos ser moldados, quebrados, amassados, como barro na mão do oleiro, mas isso é para Deus nos ajustar conforme a Sua vontade.
No "edifício" de Deus é assim, ele nos encaixa direitinho, como tijolo que o pedreiro usa para uma construção, mas é necessário entendermos a Sua vontade.
Quero frisar novamente esta frase: "UM ERRO QUE SE COMETE É PENSAR QUE COMO FILHOS DE DEUS NÃO SOFREREMOS PROVAÇÕES."
Deus é o ourives, nós somos as jóias, devemos deixar Deus nos moldar para sua obra.
Deixe Deus fazer a obra, as vezes dói mas vale apena.
Devemos ter a percepção de Deus para entendermos o seu caminho.
Deus é o ourives, o oleiro, o construtor, deixe Ele fazer a obra em sua vida.
Nas tempestades Deus é amigo fiel, ele não nos deixa sozinho.
Lembre-se sempre que Jesus anda sobre o mar e acalma a tempestade, que o vento e o mar lhe obedece.
Lembre-se da fornalha ardente, quando Sadraque, Mesaque e Abdnego estavam lá e Deus foi o refrigério.
Temos que entender a vontade de Deus e ser fiel.
Quando alguém nos joga na cova, devemos nos lembrar que Deus tem o domínio sobre os anjos, e os envia pra fechar a boca do leão.
Se surgir gigante, Ele tem a pedra pra derrubar o gigante.
E como nós vamos em nome do Senhor, não há gigante que suporte o impacto de Deus.

Conclusão:

Quando nos sujeitamos a vontade soberana de Deus,o resultado é garantido e no final é só vitória.
Deus atua na vida do crente que permanece na vontade dele em todas as circunstâncias.
Ele não nos deixa, nem nos desampara.
Devemos suportar as provações dessa vida aqui, para chegarmos aprovados na linda cidade celeste onde não haverá mais tristeza, nem dor.


FONTE: Estudo bíblico baseado no Culto de Doutrina realizado no dia 27 de agosto, ministrado pelo Pastor Presidente Osias Gomes de Oliveira na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Pedregulho - Ministério do Belém , redigido por Amanda Miranda da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário