Seguidores

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ESTUDO BÍBLICO - TEMA: "Perigos na Igreja ." (Pr. Ozias Gomes de Oliveira)

 

TEMA:  "Perigos na Igreja ."

Baseado em: EFÉSIOS 6:10-13.
"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Efésios 6:10-13"

Introdução:
Quero fazer uma abordagem  contando com a graça de Deus, sobre os perigos que cercam a Igreja de Cristo nesses dias que vivemos.
Nos últimos dias o inimigo vem atacando ainda mais a igreja, por isso devemos nos revestir, vigiar e resistir a estes males.
Devemos manter a chama do Espírito Santo acesa para estarmos firmes e vigilantes contra as astutas ciladas do diabo.
"O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Levítico 6:13"

1° PERIGO CONTRA OS FALSOS OBREIROS (FALSOS ENSINADORES).
Cuidado!
Não é muito difícil de identificá-los.
Esses estão nas igrejas como celebridades, são adoradores de sí mesmos, não são obreiros, são artistas, eles tem como objetivo ganhar fama e dinheiro as custas da  fé do povo.

2° PERIGO COM FALSOS PROFETAS E FALSAS PROFECIAS.
Na maioria das vezes são profecias que mechem com o ego, profecias de elogios, de receba, de tome posse. São profecias sem responsabilidade.São palavras que dizem  que Deus não disse.
O profeta que faz isso é maldito
Isso não é coisa de hoje não, isso vem de muito tempo,como poderemos ver nos versículos a seguir.
"Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
1 Reis 13:16-18"
No  versículo 16 vemos um homem de Deus falando.
No versículo 18 vemos Profetas de confusão, e hoje não é diferente, existem profetas de confusão dentro da igreja.Que dizem que Deus falou sem ele ter dito nada.
A maior profecia é a palavra de Deus. Creia Nela!
Cuidado com quem se diz profeta, porque quem é profeta não sai falando.
Precisamos ser vigilantes quanto a estas coisas.
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Mateus 7:15-20"
O Senhor também fala sobre isso.
É profeta? Fala profecia?
Fica de olho na vida dele pra ver se está de acordo com a Palavra porque quem não anda conforme a palavra não é digno de dizer que é profeta.
Pedro 2 : 1 - 3 nos mostra isso.
"Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
Se é que já provastes que o Senhor é benigno;
1 Pedro 2:1-3"
Essa gente não vai longe .
Não sejamos incrédulos,devemos crer nas profecias, mas temos que julgar, enquadrando a vida da pessoa pra ver se está de acordo com a Palavra.

3° PERIGO DOS FALSOS IRMÃOS:
Pessoas que se dizem evangélicas, que se dizem irmãos, mas não andam de acordo com o evangelho, não andam de acordo com a Palavra, não nasceram de novo para uma vida com Cristo.
Veja em Galátas 2 :4
"E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
Gálatas 2:4"
Pessoas intrometidas que estão no nosso meio querendo que abramos mãos da nossa santidade, tornando os crentes servos do mal.
Pessoas que trazem o mundo pra dentro da igreja.
1 Coríntios 5 : 11 nos mostra isso.
"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
1 Coríntios 5:11"
Cuidado com as pessoas que se dizem irmãos mas não têm as marcas de Cristo.
O irmão verdadeiro não se corrompe, não se vende, não aceita as coisas deste mundo, não se deixa ser levado pelo mundanismo, ele não se contamina.
A luz só não prevalece quando ela se apaga ou quando está escondida e a Bíblia nos manda deixar a nossa luz resplandecer entro os homens.
Temos que influenciar o mundo e não se deixar ser influenciado por ele, porque o mundo jaz no malígno.
"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Mateus 5:14-16 "
Tem muitos crentes escondidos...
Cuidado!Você é sal da terra e luz do mundo!Não se deixe ser levado pelas astutas ciladas do inimigo.
Feito isso estaremos cumprindo nosso papel.

4° PERIGO DE CONFORMAR-SE COM O MUNDO:
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1-2 "
A vontade de Deus está escrita na sua Palavra e é a nossa SANTIFICAÇÃO.
Nós somos corpo de Cristo, não podemos permitir e nem compartilhar das coisas desse mundo.
" Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.
E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
1 Samuel 8:4-7"
Quando nós adquirimos as modas, aos costumes mundanos, simplismente nós estamos rompendo com a santidas e a vontade de Deus.
O mundo não pode reinar em nós, nem sobre nós, mas o Senhor é o nosso Rei e Senhor.
"Convocou, pois, Samuel o povo ao Senhor, em Mizpá.
E disse aos filhos de Israel: Assim disse o Senhor Deus de Israel: Eu fiz subir a Israel do Egito, e livrei-vos da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que vos oprimiam.
Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares.
1 Samuel 10:17-19 "
Deus está lembrando aqui que Deus tinha por meio de Moisés livras o povo do Egito e agora eles queria voltar para traz tendo um rei mundano.
Tem crentes que fazem isso, que querem copiar as coisas desse mundo, negando a Cristo e servindo a deuses dessa terra.
Precisamos ser vigilantes porque estamos vendo a igreja fora da vontade de Deus a cada dia.
A vida com Deus, a Santidade com Deus , o comportamento, a comunhão, essas coisas não podem acabar nem serem trocadas pelas coisas do mundo porque o mundo jaz no maligno.
As pessoas  que se adequam a imoralidade do mundo perdem o respeito de homem e mulher de Deus na igreja, perdem a moral,perdem a identidade cristã.
Como é bonito ver um homem ou uma mulher de longe e poder dizer:
ALÍ VAI UMA SERVA OU UM SERVO DE DEUS!
"E o nome da mulher midianita morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas.
Números 25:15"
Existem pessoas que se escandalizam quando alguém é diciplinado ou até excluído da igreja porque cometeu alguma falha grave.Mas a bíblia nos dá permissão para tal atitude.
"E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.
Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;
E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
Números 25:6-9"
Chega parecer violência excluir ou disciplinar algum membro da igreja, mas a lição é essa mesma que a Bíblia nos ordena.
Ninguém pode servir a dois senhores,ninguém pode participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

5° PERIGO DA TOLERÂNCIA DOUTRINÁRIA:
A tolerância doutrinária é um perigo!
Tem coisas que são doutrina e que fazem com que se torne costume.
A Assembleia de Deus nasceu e foi instituida assim e tem que continuar assim.
"E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
Apocalipse 2:18-20"
Quando olhamos no velho testamento vemos Jezabel, ela era mulher de Acabe, mulher malígna. Foi ela que lançou a moda dos olhos pintados e hoje existe um exagero na igreja, mulheres que se pintam toda, é tanta cor que até confunde.
Parece pouco, mas a Palavra nos ensina que um pouco de fermento leveda toda a massa.
Igreja do Senhor! Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa!
"E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
Gálatas 2:13-14"
Nós somos conduzidos muitas vezes a costumes.
Existem coisas que são próprias para a igreja do Senhor e  outras que não.
Se a Assembleia, se a igreja de Cristo foi constituída assim ela deve permanecer assim.

Conclusão: 
Quando nós olhamos para dois pontos que são antagônicos é um perigo porque há um  exagero.
Esfriamento na igreja ou excesso de espiritualidade é um perigo.
Tem pessoas que são tão espirituais que se acham muito santas, se colocam até na posição de Deus.
Nós devemos andar na razão, fazer o que a bíblia nos manda e ponto.
Essas coisas são passageiras, são coisas exageradas, sendo assim a igreja precisa estar debaixo da Graça do Senhor para não serem levadas nesses falsos movimentos e ensinamentos.
Existem perigos que estão rondando a igreja do Senhor.
Vigiemos!
Cuidado para não deixar brecha na sua vida!
O inimigo é como o porco e no chiqueiro tem muita brecha (apena uma ilustração).No chiqueiro vem um porquinho pequeno e abre uma brechinha, ai logo em seguida vem o porcão e arromba toda a brecha.
Não deixe que o inimigo venha achar brechas na sua vida, porque ele faz arruaça.
Cuidado com o porcão!
Devemos estar atentos e vigilantes a todo momento porque Jesus está voltando e não devemos estar despreparados como as 5 virgens loucas que estavam despreparadas.
Os que estão com as marcas do mundo irão ficar na grande tribulação, mas nós os que estivermos preparados nos encontraremos com ele no arrebatamento e estaremos para todo sempre com Ele.

Fonte: Culto de Doutrina - 20 de agosto de 2013.
Ensinamento ministrado pelo Pastor Presidente Osias Gomes de Oliveira.
Redigido por Amanda Miranda da Silva

3 comentários: