Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Esforça-te e tem bom ânimo!

No livro de Josué capítulo 1: 6, 7, 9, 18, Deus fala quatro vezes para Josué: “Esforça-te e tem bom ânimo”. E isso me chamou bastante atenção pelo fato de que os números na bíblia falam poderosamente conosco. O número quatro simboliza uma operação de Deus para atingir os quatros cantos da terra; e isso me levou a meditar, e a buscar em Deus a revelação. E pensei: O número cinco simboliza o livre arbítrio, então a frase “esforça-te e tem bom ânimo” deveria constar cinco vezes, pois o livre arbítrio é algo que parte do homem. É o poder, dado por Deus, de decidir, de escolher.
O Espírito Santo me levou para o livro de Deuteronômio 31:7 quando é dito para Josué se esforçar e ter bom ânimo. Então, foi dito para Josué ter esforço e ânimo por cinco vezes. Isso é fantástico, pois essas são as atitudes que tem que ser tomadas pelo homem.
Deus nos diz para nos esforçarmos, pois Ele não nos esforça, nós é que temos de decidir se queremos ou não. O esforço tem que partir de nós, Deus disse que daria aquela terra ao seu povo, mas também disse que eles teriam que se esforçar.
Esforçamos-nos porque temos um alvo, e o nosso alvo é o céu. Está na bíblia  que: O reino dos céus é tomado a força (Mt 11:12). Temos que todos os dias nos levantar em nome do Senhor e possuir com bom ânimo e esforço as bênçãos que Ele preparou para nós.
 
Esforçar: É movimentar-se tanto física como espiritualmente; é você arrancar lá do teu profundo ser uma força extra, além da que você já possui. E isso só é possível através da Palavra de Deus que nos fortalece, nos levanta e nos anima.  É a Palavra que nos dá a força que precisamos para vencer.
 
Ter ânimo: É ter coragem e ser valente; é não ter dentro de nós espaço para o desânimo. Interessante é que Deus diz: ter bom ânimo. Não é só ter ânimo, mas bom ânimo. Tem tanta gente que tem ânimo só para as coisas naturais, só pensam nas coisas da terra, esse é um mau ânimo, porque o bom ânimo busca primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas (Mt 6: 33)
 
Deus quer contar conosco como servos valentes que tem bom ânimo, que não teme aos homens e nem tão pouco ao diabo. Ele quer contar conosco como servos aprovados que maneje bem a Palavra da Verdade, e cumpra o Seu chamado e propósito custe o que custar. Pois se não tivermos bom ânimo, em meio à batalha Ele dirá para nós tal qual disse para Gideão: “Os covardes voltem para casa”.
 
Dentre tantas pessoas de coragem que a bíblia nos mostra, uma que me chamou bastante à atenção foi Raabe (Js 2:9-11). Ela arriscou a própria vida quando escondeu os espias que foram enviados por Josué a Jericó. Pois se aqueles homens da cidade tivessem descoberto, Raabe com certeza morreria; mas ela foi valente, creu no Senhor e se esforçou. Não adianta somente dizer que crê, tem que ter atitudes, e Raabe agiu com coragem e valentia, se esforçou e foi vencedora. Com essa atitude de fé ela foi mencionada na genealogia bíblica (Mt 1: 5).
 
Observe que com esse ato de fé e coragem de Raabe não somente ela foi salva, mas todos os seus parentes que estavam escondidos dentro de sua casa. O fio de escarlata que foi posto na janela da sua casa para que os espias reconhecessem a sua casa, simbolizava o Sangue do Cordeiro. Somente se tivermos escondidos em Cristo e cobertos pelo Seu Sangue, Satanás não poderá nos tocar.
 
Quem se esforça e tem coragem tem o sinal de Deus em sua vida, é marcado pelo Sangue do Cordeiro, e o inimigo passa bem longe. É através das nossas atitudes de fé é prática em sua Palavra que Deus nos guarda e dá livramento aos nossos entes queridos. Portanto, você que conhece esse Deus nunca desista dos seus familiares, pois Deus está cuidando deles e dando-lhes livramentos através das suas orações, da sua atitude de fé e prática na Palavra de Deus. Uma vez Deus falou a seguinte frase para uma serva dele: Cuida nos meus negócios que eu cuido dos teus. Deus cuida dos nossos bens, da nossa família, da nossa vida enquanto estivermos fazendo a Sua obra e cumprindo a Sua Palavra. Creia nessa Palavra e deixe o Sangue do Cordeiro estar na tua vida, nos umbrais da tua porta e o anjo da morte passará e você terá vida e vida com abundância em Cristo.
 
Alguns elementos que nos impedem ter bom ânimo e nos esforçarmos:
 
- Medo
O medo demonstra falta de fé. Em Mt 14: 22-31, nos fala do episódio em que Pedro andou sobre as águas, ao lermos toda a passagem observamos que Pedro só caminhou sobre as águas enquanto ele estava ligado na ordem do Senhor. Quando ele começou a atentar para as circunstâncias que estava à sua volta (o vento forte) teve medo e começou a afundar. Se desviarmos os nossos olhos do alvo que é Cristo, iremos afundar como foi o caso de Pedro.
O medo é a porta para a dúvida entrar. No inicio Pedro teve coragem, mas depois deixou o medo dominar o seu ser. Só sentimos medo quando desviamos os nossos olhas do Senhor, e olhamos para as circunstancias naturais.
 
-Desânimo
Deus me deu um estudo fantástico que é: “O desânimo faz cessar a obra na casa de Deus”. Isso é uma verdade inquestionável, pois se dermos lugar ao desânimo a obra pára em nossas vidas. Se dermos lugar ao desânimo ficaremos para trás.
Em l Rs 19:1-4 nos relata episódio em que Elias fugiu com medo das ameaças de Jezabel. Primeiro ele sentiu medo e, logo depois, veio o desânimo. O medo o impulsionou a fugir, e, o desânimo o impulsionou a desejar a morte. Observe que isso aconteceu logo após Deus ter lhe dado vitória contra os profetas de Baal. Ele não vigiou e temeu as ameaças do diabo. Devemos estar sempre vigiando, pois Satanás não desiste. E pode ter a certeza de que ele fará tudo para nos parar, mas em nome e na força do Senhor nos levantemos e marchemos contra ele.
 
- Baixa alto estima, sentir -se inferior.
Esse é um mal terrível! A pessoa sempre se sente inferior a todos e sempre dá desculpas para não fazer a obra de Deus. Vejamos alguns homens que agiram assim:
Moisés – Ex 4: 11-13
Jeremias – Jr 1: 6-8
Gideão – Jz 6: 15
 
Observe que esses homens deram desculpas parecidas para o Senhor. Algumas delas: “Eu não sei falar”, “Eu sou o menor na casa do meu pai”, “Eu sou uma criança”. Todas essas respostas desses homens não adiantaram de nada, pois Deus não está interessado em nossas desculpas. Se nos achamos capazes ou não isso não importa, pois é Ele quem nos capacita, quem nos ensina, basta somente crermos em Sua Palavra e aceitar o seu chamado em nossas vidas, nos esforçarmos e termos bom ânimo. Li uma vez uma frase em algum lugar sobre a vida de Moisés que muito me chamou a atenção, a frase é a seguinte: Moisés passou 40 anos pensando que era alguém (no palácio).
Passou 40 anos aprendendo que não era ninguém (cuidando das ovelhas do seu sogro)
E passou 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um ninguém (no deserto). Isso é fantástico! Deixe Deus ser Deus em tua vida!
 
Observe o que foi a vida desses homens quando resolveram crer na palavra de Deus.  Foram homens que marcaram a história quando decidiram banir das suas vidas o medo, o desânimo, a inferioridade. Simplesmente homens! Mas que deram lugar à Palavra de Deus e abriram mão das suas desculpas e se deixaram ser guiados pelo Espírito de Deus.
Tenha bom ânimo e creia que a mão do Senhor estará com você como esteve com Josué!
 
E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: “Esforça-te e anima-te, porque com esse povo entrará na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la” (Dt 31:7)
 
“Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria” (Js 1:6).
 
 “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou;  dela não te desvieis, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares “(Js 1: 7).
 
Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” (Js 1:9).
 
“Todo homem que for rebelde à tua boca e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhes mandares morrerá; tão somente ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO” (Js 1: 18).

Um comentário:

  1. concordo que nao devemos parar jamais e estar esforçando sempre pois se nos mostrarmos floxo a nossa força será pequena

    grato.

    ResponderExcluir