Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aprendendo sobre família com o Pai do Filho Pródigo - Parte 3




Dicas para os PAIS que desejam fazer o melhor:

Disse John Galsworthy: “O valor de um afeto está vinculado à soma de sacrifícios que você está disposto a fazer por ele”. Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia: "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas nao se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal.
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente: "Você só tem oito minutos." Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.
O mesmo acontece, às vezes, conosco. Temos quem sabe uns oitenta anos ou mais para viver, neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: "Nao se esqueça do principal!" Inclusive a Bíblia diz qual deve ser a nossa lista de prioridades. (Mt 6:33) Uma das coisas principais, dentre muitas são os filhos. Mas o ativismo, o desejo de alcançar o topo, de ganhar mais, de construir mais no consome. Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado aquilo que é essencial: "Os verdadeiros valores!" Não podemos esquecer que que a vida passa muito rápido e que a morte chega inesperadamente. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações. Para que isso não aconteça nunca perca a oportunidade de abraçar o(a) filho(a), de fazer uma declaração do seu amor, de pedir perdão quando necessário, de estender a mão solidariamente, de ouvir para compreender, e não apenas para responder, de investir tempo com a qualidade da vida deles e de dar ouvidos, dedicando-lhes atenção personalizada.
Algumas ocasiões são únicas na vida. Cada dia é uma oportunidade que Deus nos dá para semear as nossas sementes no solo do coração dos filhos. Pense no que você pode fazer hoje para marcar positivamente o coração do seu filho. Felizes são os filhos que são surpreendidos por seus pais, com atitudes que provocam marcas de amor profundas no coração.
O que os pais brilhantes fazem que os outros não fazem:
  • Amam a mãe dos seus filhos, e vive-versa. “Casais ajustados filhos abençaodos”.
  • É amigo(a) pessoal deles. “Todos os amigos são importantes, mas os pais são amigos especiais”.
  • Estão sempre acessíveis a eles. “Não pode haver barreiras entre os pais e seus filhos”.
  • Trabalham apenas com a verdade. “A verdade não tem medo da luz”.
  • Aplicam a disciplina com inteligência emocional. “Manter o ‘burrinho emocional desativado’ é o grande desafio para os pais no processo de educação dos filhos”.
  • Não os expõe à vergonha. “Pais que amam, sabem perdoar e quem perdoa não expõe a vergonha”.
  • Respeitam as lágrimas e as emoções dos filhos. “Homem que é homem chora sempre que necessário”.
  • Não economizam carinho. “Quando falta o pão de carinho em casa, os filhos vão buscar em outro lugar”.
  • Dão sempre uma pausa para responder às suas perguntas. “Pais sacerdotes sempre têm tempo para ouvir os filhos”.
  • Fazem mais elogios do que críticas. “O elogio é uma forma de motivar os filhos a continuar crescendo, progredindo, avançando...”
  • Celebram as vitórias junto com eles. “Não basta só disciplinar quando os filhos erram, é preciso celebrar as vitórias dos filhos”.
  • Pedem perdão a eles, quando reconhecem que erraram. “Os filhos aprendem mais com o exemplo do que com palavras”.

Um comentário:

  1. REALMENTE NESTES ÚLTIMOS DIAS PROCURAMOS TEMPO PRA TER TEMPO E NÃO ENCONTRAMOS, AS COISAS DA VIDA NOS COSOMEM...
    MAS DEUS NOS DÁ DIREÇÃO EM TUDO
    "E O SENHOR DEUS NAQUELE DIA OS SALVARÁ, COMO REBANHO DO SEU POVO; PORQUE COMO AS PEDRAS DE UMA COROA ELES SERÃO EXALTADOS NA SUA TERRA."
    QUE DEUS ABENÇÕE, FICA NA PAZ DO SENHOR!
    http://intercessaoeoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir