Seguidores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TEMA PRINCIPAL: “POR QUE OS CRENTES SAEM DA IGREJA?





SUB-TEMA: FALTA DE FIRMEZA ESPIRITUAL OU INCONSTÂNCIA NA FÉ.
TEXTO: 1º Co. 15:58.

Introdução: Mas o que faz os irmãos saírem da igreja? Uma certa vez, o diabo resolveu reunir seus principais auxiliares, para discutir sobre o que fazer com os servos de DEUS. Ele estava muito preocupado, e nesta reunião houve várias opiniões, mas não chegavam a nenhum acordo; quando de súbito, um demônio disse: "Tenho uma idéia! ja sei como vamos derrubar os servos de DEUS! Vamos colocar neles o desânimo, pois não há nada pior do que um crente desanimado.

A palavra de Deus trata a cerca de um dos temas menos pregado nas igrejas da atualidade: A inconstância espiritual. O Apóstolo Paulo já nos advertia a cerca disso dizendo: SEDE FIRMES E CONSTANTES... Já podemos discernir que essa é uma das sutis estratégias que o maligno está usando para tirar muitos crentes da presença do Senhor e conseqüentemente roubar-lhes a salvação. Mas neste rol, também está incluído muitos obreiros e líderes que tem um grande ministério, porém, são inconstantes e vulneráveis. E por causa disso, estão por aí de um lado para o outro vagando como folha seca a mercê dos ventos de doutrinas das seitas hereges. São os nômades da fé, pulando de igreja para igreja até chegarem ao extremo de caírem no pecado e apostatarem do Caminho da verdade (do Senhor). Confira: 2º Pedro. 2:20-22. 1º Timóteo. 4:1-3.

Efésios. 4:14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro.

1. Chegamos a pensar que esse problema atingia somente alguns irmãos ou novos convertidos, mas também muitos crentes antigos e até obreiros e líderes da seara do nosso Senhor.
2. Há muitas pessoas que começam bem, mas de repente começam a falhar e esfriar. E conseqüentemente, desaparecem da igreja ou se desviam.

Efésios 6.11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo. Já em Efésios 6.13. 14 diz: Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

Desequilíbrio emocional ou emocionalismo inconsistente. Há pessoas que só tem fogo de palha e quando a palha queima o fogo se apaga. São os vacilantes da fé. Folha secas caídas no chão a mercê dos ventos. Ou seja, sem estabilidade.

Frustrações amorosas. Há pessoas que vivem sofrendo frustrações nessa área da vida. Mas muitas vezes, tais frustrações se dão por conta da falta de oração, vigilância e sabedoria. Porque ainda há muitos que não buscam a vontade de Deus para saber sua direção antes de se envolverem com alguém. Pelo contrário, se entregam e se precipitam numa relação de forma carnal; Daí, quando quebram a cara é que vão chorando buscar a Deus. Outros ficam “emburrados” com Deus, como se Ele tivesse culpa dos seus pecados.
Já outros ficam tão envergonhados que até saem da igreja ou se desviam. Conheço muitos casos de pessoas que parece que têm consigo uma espécie de maldição ou um “chama” para coisas erradas nessa área, pois quando saem da “fornalha caem na fogueira” Ou seja: Só se envolvem com coisas ou pessoas erradas. Mateus. 10:37; 15: 8; 22:29,37; João. 4:22-23.

Problemas de fórum íntimo (traumas, decepções, mágoas não curadas, ciúmes possessivos...). Há pessoas que são muito problemáticas e não tem a humildade para reconhecer isso e buscar a cura. Agora, cuidado para não confundir as expressões: Ter problemas e ser Problemático. Porque problemas todo mundo têm. Porém, ser problemática é outra coisa: Essas são aquelas pessoas “cri-cri”, irredutivas, desconfiadas, maledicentes, que não se deixam ser tratadas. Essas estão sempre atribuindo a culpa de seus problemas a Deus e a todos em sua volta, menos a elas mesmas. Que saem da igreja e coloca a culpa nos irmãos, uma pena.

Crises existenciais. Há muitos que só procuram a Deus quando estão em meio a crises ou quando estão no fundo do poço; Daí, quando as lutas passam e Deus lhes dá a vitória, desaparecem da igreja. E ficam nesse vai e vem sem solidez espiritual
Ainda há aqueles que só sabem vê defeitos e fazer deboches ou críticas. Ao invés de entrar na benção e na unção. Esses acham melhor q os outros ou sofrem de complexo de inferioridade; Daí projetam nas pessoas o que elas mesmas são, ou que são frustradas por não conseguirem ser. Isso é falta de uma verdadeira conversão e libertação

CONCLUSÃO:

Podemos afirmar sem medo de errar, que muitos males tem acontecido na vida de muitos crentes por falta de firmeza espiritual e o malígno é quem está se agradando e se fortalecendo com isso. Há muitas pessoas que estão vivendo uma vida cristã vazia, sem novidade de vida e até mesmo com suas vidas amarradas. Pessoas que não conseguem romper, prosperar e conhecer a verdadeira felicidade. Por falta de constância espiritual. Deus não está em busca de meros freqüentadores de igrejas ou “turistas” circunstanciais. Que só vão a igreja em meio as crises existenciais. Mas de “VERDADEIROS ADORADORES...” (João. 4:22-23).

Nosso Senhor Jesus nos diz em Mt. 7.24:Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;
29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas

Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado. Prov. 13:18.
“O que desvia seus ouvidos de ouvir a lei até a sua oração será abominável” Pv. 28:9.
“Aquele que não vive para servir, não serve para viver”

Amamos você!

Que Deus te abençoe,

Um Forte Abraço.

Adão de Santana - Teólogo, Escritor e Pastor Presidente da Assembleia de Deus “MINISTÉRIO HOPE” com Sede-Matriz à Rua Brasília Teixeira Seckler, 186 – Centro – Mongaguá-SP.

Centenas de pessoas têm sido abençoadas nas “GRANDES REUNIÕES” no Ministério Hope, seja você uma delas!

Faça-nos uma Visita! Cultos: Quartas, Sextas, Domingos a partir das 19h00min. Sejam bem-vindos em Nome de Jesus!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário